quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Cupcake de iogurte com recheio de geleia caseira de morango e cobertura de chantilly de leite Ninho... Ou juntando as peças do quebra-cabeça!


   Uma coisa legal de ir acumulando um “caderno de receitas” é que você começa a cruzar receitas e criar novas combinações. E uma combinação que venho utilizando recentemente e que vem dando bastante certo é o cupcake de iogurte com recheio de geleia caseira de morango e cobertura de chantilly de leite Ninho.
   Dessa vez não vou passar os ingredientes de cada um, mas dar um passo a passo com dicas para vocês. Mas não fiquem tristes, pois deixarei todos os links e ajustes que faço indicados aqui, ok?

Ingredientes (para 15 cupcakes):
  • 1 receita do cupcake de iogurte da Karen (receita aqui);
  • 2 receitas de geleia de morango caseira (receita aqui);
  • 1 receita do chantilly de leite Ninho (receita aqui).


Modo de preparo:

   Vou agora por partes, antes da montagem do cupcake:
   Cupcake de iogurte: se você não quiser deixar o cupcake com sabor de limão, recomendo adicionar uma colher de sobremesa farta de essência de baunilha. Lembrando que é sempre bater bem o ovo no liquidificador, pois isso ajuda bastante na eliminação do “cheiro de ovo”. Fora isso, a medida é até a um pouco amis da metade da forma, para que o cupcake fique altinho, mas sem transbordar, o que fornece massa o bastante para rechear sem pena com a geleia.
   Geleia de morango: Faça a geleia bem firminha. Para isso, deixe-a ir reduzindo até ficar com pouco líquido. Isso vai fazer com que ela não escorra, quando a pessoa morder o cupcake, ok?
   Chantilly de leite Ninho: Para segurar um pouco fora da geladeira, eu muitas vezes coloco um pouco menos de água, até porque você pode querer colocar a cor e isso pode demandar a adição de bastante corante. Outra coisa é que, sempre antes de confeitar, eu deixo o chantilly descansar na geladeira umas 6 horas. Isso firma o chantilly mais para suportar o calor de nossa mão.
   Agora vamos à montagem:
   A primeira coisa é cortar os discos de massa do interior do cupcake. Eu fis isso com um daqueles cortadores de biscoito, mas existem diversas ferramentas no mercado. Eu retirei a massa, cavei um pouquinho e deixei só uma tampinha de massa para fechar o cupcake.
   Depois disso, adicionei a geleia em quantidade generosa. A dica é adicionar com um saco de confeitar. No início usava bico, mas nem é necessário. Sugiro comprar no Deal Extreme ou AliExpress, pois eles vendem centos de sacos descartáveis a menos de R15,00. Vale a pena para poupar trabalho.

   Depois de adicionar a geleia, feche o cupcake com a tampa, para evitar que o recheio vaze, especialmente no transporte dos cupcakes.

   Depois disso, com um bico Wilton nº1 M, eu comecei a adicionar a cobertura do centro do cupcake, fazendo a volta por fora e subindo em um pico, finalizando assim a cobertura.
   E  agora é só você decorar como preferir!
   Aqui vão minhas duas sugestões!


   Espero que gostem! Essa é inclusive uma solução para as pessoas que não comem chocolate!

   Até  a próxima receita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário