sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Como fazer Cakepops, Ou Pop Cakes, Ou pirulitos de bolo, Ou bolo no palito, Ou... ah, tá bom de nomes!

Cakepops — Uma ótima pedida para as festas de final de ano


Esse post é lá de Agosto, mas como fez muito sucesso e a receita cai super bem com festas de final de ano, está tendo uma segunda rodada aqui no blog. Para quem ainda não testou a receita, aproveita!




Faz um tempinho que comecei a fazer cakepops. Quando eu vi como fazia, achei o máximo e corri pra fazer. Vi alguns tutoriais e fiquei morrendo de inveja dos Candy Melts, chocolates de cobertura vendidos nos EUA que vem em todas as cores e sabores. Como a gente não tem aqui esse Candy Melt, a gente usa o chocolate de cobertura e... opa, já estou me adiantando :)

O legal do cakepop é que não existe uma regra precisa. Você vai usar o que tiver em casa. É uma ótima forma de usar sobras de bolo, mas você também pode fazer com aquele bolo da padaria. Dá até para congelar aquele bolinho que acabou sobrando até você ter tempo de fazer o cakepop, mas lembra que o bolo só fica legal no congelador por até 3 meses, tá? Vamos à receita:

Ingredientes

  • Bolo (vou usar como referência um tabuleiro de 20 x 30 cm);
  • Doce de leite, brigadeiro, leite condensado... — aproximadamente 150-200 gramas;
  • Creme de leite — aproximadamente 100 gramas.

Modo de preparo

Como deu pra perceber, eu não coloquei muita regra. E coloquei assim porque a proporção dos ingredientes varia muito. Se o bolo usado é mais seco, você vai pracisar de mais doce de leite/creme de leite. Se o bolo for molhado demais, você vai usar menos. Nunca coloque tudo de uma vez só. Tem que ir misturando e você vai checando a textura.

Vamos começar pelo início: o bolo. Eu esfarelo ele na batedeira, como podem ver na foto. Mas... não comecei assim. A dica para quem for esfarelar fora da batedeira (e pra isso uso a pá de massas pesadas) é cortar o bolo em blocos e esfregar um pedaço no outro. Dessa forma você esfarela ele rapidinho.



Esfarelou o bolo todo? Vamos à confecção da massa. Eu aqui continuo com a batedeira e a pá de massas pesadas, mas você também pode fazer na mão. Dá um trabalhinho pra homogeneizar, mas nada que impeça você de conseguir fazer o doce. Nessa hora, você acrescenta uma parte de doce de leite (ou outro ingrediente) e uma parte de creme de leite, começando a bater/misturar. Você vai ver que a massa começa a pegar liga. E vai continuar acrescentando até ver que a massa não está mais rachando ao toque.

Esse é o ponto do cakepop. Uma massa macia, porém que retém a form: quando você faz uma bolinha com a mão, ela não cede demais nem racha — ou seja, ela está bem úmida, mas mantém a forma.



E pronto! Você já tem a base para os seus cakepops! Agora é começar a enrolar. Eu uso um molde da Bakerella, que foi a pessoa que iniciou a febre de cakepops no mundo. Não sei se vende por aqui, mas acho que dá pra importar. Eu comprei num desses momentos “traz pra mim?” O bom do molde é que todos os seus cakepops ficarão com o mesmo tamanho. Mas dá pra enrolar na mão sem problemas!

Uma vez moldados, disponha-os em um tabuleiro e leve à geladeira por pelo menos meia hora-1 hora. Você pode também levar ao freezer por uns 20 minutos.


Enquanto isso, vá derretendo o seu chocolate. Eu uso muito a cobertura da Sicao porque ela tem mais gosto de chocolate de verdade, mas use a de sua preferência. Não deixe o cakepop ficar gelado demais, pois isso vai rachar o chocolate depois que você cobri-lo.



Vamos então à outra etapa. Como enfiar o palito na bolinha. Bem fácil, essa etapa. Mergulhe a pontinha do seu palito no chocolate derretido e a espete na bolinha. Isso vai fixar o palito na bolinha de massa. Como ele seca muito rápido, quando você terminar de espetar os seus cakepops já vai poder começar a cobri-los.


Vamos à parte do cobrir, então. Faça um bowl fundo com chocolate. O ideal é que você mexa o mínimo possível o cakepop, para ele não soltar do palito — e isso acontece, acredite em mim!

Mergulhe o cakepop no chocolate e, para tirar o excesso, vá batendo de leve ele no próprio chocolate. Isso vai fazer com que o chocolate em excesso volte para o bowl. Depois disso, você pode deixá-lo secar normalmente ou pendurar de cabeça para baixo, como uma maçã do amor.

Nesse momento, você pode fazer duas coisas. Enquanto o chocolate seca, você joga confeitos sobre o cakepop, já o deixando decorado. Ou, se estiver afim de ousar, pode decorar o cakepop com chocolate, pasta americana... e por aí vai. O importante é que tudo o que você for colar no cakepop seja colado com chocolate, dessa forma você garante que a peça não irá se soltar.

Terminando essa parte da cobertura e enfeite, minha sugestão é sempre colocar o cakepop em embalagem, pois isso facilita muito o transporte e permite que, no fim de uma festa, as pessoas possam levar o cakepop para casa, pois podem colocá-lo na bolsa. Além disso, acho mais higiênico também.

Sugestões de Decoração

Aqui vão algumas sugestões de decoração do cakepop com chocolate:










   E aqui vão algumas ideias de decorações diferentes do cakepop, para dar uma variada:









Então é isso! Qualquer dúvida, é só perguntar!

Já nos seguiu em nossa página do Facebook? Passa lá! Lá você pode receber as atualizações das receitas no blog, além de várias ideias de confeitaria e outros itens de culinária.

Também estamos no Instagram! Adiciona a gente lá!

Até a próxima!

Um comentário: